ARTISTA

ana-clara-silveira-lab-foto-contemporanea.jpg

ANA CLARA SILVEIRA

@aclarasilveira

Do interior do estado do Rio de Janeiro, formada em Publicidade e Propaganda, Ana Clara Silveira tem trabalhado com fotografia desde 2010. Atuou em diversas áreas, explorando vários tipos de prática fotográfica nos campos da cultura, eventos, fotojornalismo e moda.

 

Tem estudado e buscado maneiras de utilizar a fotografia como ferramenta para crescimento e transformação. 

ENTRE-LUGARES, TEMPOS | 2020

COMPASSO

livro-capa-ana-clara-silveira.jpg

Nessa série fotográfica, usada como exercício para manter a sanidade mental e a prática fotográfica em tempos de quarentena, teço um conto sobre o tempo.

 

Um tempo suspenso. Não conto mais os dias. Não diferencio o dia da tarde e da noite. As rotinas foram reinventadas ou totalmente abandonadas.

 

Perdida num passar de horas indiferente, acumulo transformações, descobertas, ansiedades, medo, raiva, esperança, amor, alegrias. Esses sentimentos e emoções parecem mais intensos nesse momento em que muitos dos estímulos diários comuns de antes desapareceram e pude me ouvir como a tempos não ouvia. Silêncio.

 

Entre a falta de esperança e os planos pra quando tudo isso acabar, me pego fotografando cantos pros quais olho todos os dias. Encontrando cantos diferentes em cantos iguais. Me deixando encantar pelo detalhe, pelo rotineiro, pelo pequeno.

 

Cavando alguma beleza, fotografo procurando luz.

 

Transformo esses cantos e objetos em enfeites para a melancolia e incerteza do momento.

 

Cada foto uma pequena melodia.