LAB Foto Contemporânea

O LAB Foto Contemporânea é um laboratório de criação, grupo de estudos e produção em fotografia contemporânea. Coordenado pelo fotógrafo e artista visual Leonardo Ramadinha, desde 2015, o projeto desenvolve trabalhos especiais, exposições e tem se destacado na produção de ensaios autorais e fotolivros. Desde 2015 foram mais de 40 fotolivros lançados.

O grupo parte de um desafio, um tema em comum, que servirá como detonador do processo criativo de cada participante. A ideia é fazer com que todos os envolvidos apresentem sua produção individual em sala e troquem experiências coletivamente e que isso reflita em sua produção pessoal. 

Com encontros quinzenais, durante os seis meses, alternando aulas teóricas e análises, os artistas serão estimulados a produzir pensando nas possibilidades criativas, desenvolvimento da narrativa e linguagem e os diferentes meios de finalização desse tema.

Ao final do semestre, os participantes passam pelo processo de conceber e montar uma apresentação com os trabalhos desenvolvidos, seja no formato de exposição, ensaio fotográfico ou fotolivros.


Em 2020, comemorando 5 anos de projeto, o LAB lança a Coleção LAB Foto Contemporânea com 14 fotolivros no formato e-book para download e um site especial.  Nos 5 anos já foram apresentadas 3 exposições e mais de 40 fotolivros e ebooks.