ARTISTA

margot-rodriguez-lab-foto-contemporanea.jpg

MARGOT RODRIGUEZ

@margotrj58

Nasci em Manaus-AM em 1958 e com 10 anos mudamos para o Rio de Janeiro, onde estudei Psicologia e me graduei pela PUC. Pouco tempo depois comecei a trabalhar como iluminadora de eventos e assim permaneci por muitos anos. Em 2010 encontrei a fotografia.

ATÉ QUE AS ÁGUAS SE AJOELHEM | 2021

 

NO FIM DAQUELE LUGAR

Esta serie foi produzida ao longo de 2021, ainda vivendo as restrições da pandemia, e justamente por isso, escolhi fazer as fotos enquanto andava de carro pela cidade e posteriormente até em estradas, sempre acompanhada do meu gentil marido/piloto.

Comecei procurando uma cidade idealizada, vazia, bela, com dias nublados e a beira mar.

A medida que o trabalho avançava eu não consegui mais encontrar esse lugar e o trabalho "apareceu" com outra cara. Uma cidade dura que sufocava aquele lugar imaginado inicialmente.

Pensei em desistir, não conseguia organizar meu projeto com as imagens que estava produzindo. Nesta época já tinha começado até a buscar fora da cidade em lugares menores e ainda não encontrava o sentido.

Ate que ouvi de uma amiga: "parece que voce esta procurando, procurando mas não esta encontrando o que busca".

Imediatamente percebi que era exatamente isso, esse lugar so existia na minha imaginação e a busca me levou a percorrer diferentes possibilidades, e era isso que estava me interessando.

Eu tinha separado algumas frases do Manoel de Barros e uma delas dizia: "no fim de um lugar". Fiz uma pequena alteração, pois achei que assim ficaria mais próxima desse lugar imaginado e indeterminado.

ENTRE-LUGARES, TEMPOS | 2020

 

PERAÍ

livro-capa-margot-rodriguez.jpg

Esse projeto foi realizado entre março e junho de 2020.

 

São imagens captadas dentro de casa, na maioria das vezes antes do nascer do dia, entremeadas com registros de memórias recentes, que naquele momento de confinamento, traziam alento.

 

Busquei me adaptar a um tempo onde cabia mais tempo, e tentei apreciar esse espaço.

IMAGENS